A privacidade de dados é um direito humano fundamental



Um dos mais importantes temas da sociedade global é a privacidade de dados.Por que falamos tanto em dados e vamos continuar falando nos próximos anos? Porque eles são a matéria-prima fundamental da economia digital. Como já escreveu a revista The Economist, na era da Quarta Revolução Industrial em que estamos entrando, os dados são o novo petróleo


Nossa visão de mundo é de que existe uma nuvem inteligente, na qual o alto poder da computação se concentra, e uma fronteira inteligente, onde uma infinidade de dispositivos e aplicativos também dotados de inteligência produzem dados e se alimentam deles. Não apenas computadores e smartphones, mas carros, caixas registradoras, equipamentos urbanos e muito mais. Podemos afirmar: o mundo já se tornou uma gigantesca usina de dados.


Na Microsoft, estamos preocupados em criar círculos virtuosos de criação, armazenamento e exploração desses dados, produzindo inteligência e prosperidade para as pessoas, sem ferir a privacidade de ninguém.

 

Se os dados são tão valiosos, precisam de um tratamento realmente cuidadoso. Nesse trabalho, a privacidade ocupa um lugar fundamental.


Como diz nosso CEO, Satya Nadella, nos próximos anos todos nós teremos que repensar nossas experiências digitais para tratar a privacidade como um direito humano.  


Devemos ter um olhar que seja capaz de considerar a pessoa em todas as suas facetas: a de funcionária, consumidora, estudante, usuária de serviços públicos, apenas para citar algumas. Pensando nisso, a Microsoft organiza nesta semana em São Paulo o Summit de Proteção de Dados, que reunirá empresas para debater o tema. Participam do evento não apenas os executivos de tecnologia das empresas, mas lideranças de áreas como recursos humanos, marketing e jurídico.  


Saudamos a criação das novas legislações a respeito do assunto: a GDPR, a lei europeia, e a LGPD, a lei brasileira, à qual todas as empresas devem estar em conformidade até fevereiro de 2020. Essas regulamentações são fundamentais. Elas definem um novo patamar para esse debate, levantam a barra dos cuidados com a privacidade digital e mobilizam empresas, governo e sociedade para a ação. 


A Microsoft dispõe de mais de 1.600 engenheiros trabalhando em projetos de conformidade com o GDPR que também contribuirão para a LGPD. Desde a sua promulgação, em 2016, fizemos investimentos significativos para reformular nossas ferramentas, sistemas e processos para atender aos requisitos do GDPR. Hoje, a conformidade com o GDPR está profundamente enraizada na cultura da Microsoft e incorporada nos processos e práticas que estão no centro de como construímos e fornecemos produtos e serviços. 


Vale acrescentar que, em termos regulatórios, o Brasil já tem uma legislação clara e consistente. Em vigor desde 2014, o Marco Civil da Internet regulamenta a utilização da internet, estabelecendo princípios e garantias que tornam a rede livre e democrática no Brasil.


Mas, conforme a tecnologia dá novos saltos e traz novos desafios, também sabemos que as leis terão de ser aprimoradas continuamente. Por isso, o processo de adequação ao GDPR e à LGPD deve ser visto como um passo adiante como parte de uma jornada.


Acredito que a discussão sobre privacidade, segurança e ética digital esteja só começando. Outra ramificação dessa conversa, que fica para um próximo artigo, é a questão da ética no desenvolvimento de inteligência artificial. 


Mas é sempre bom lembrar que as pessoas não vão usar tecnologia na qual não confiam. Vamos avançar nesse debate colocando o respeito aos direitos individuais em primeiro lugar.


Autora: Paula Bellizia, Vice President - Sales, Marketing and Operations for Latin America at Microsoft (https://www.linkedin.com/pulse/privacidade-de-dados-%C3%A9-um-direito-humano-fundamental-paula-bellizia?articleId=6475675617865060352#comments-6475675617865060352&trk=prof-post, acesso em 16/01/2019)

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