Entenda como implementar a assinatura eletrônica de forma correta



Como continuar com os negócios funcionando em um ambiente cada vez mais digital e com distanciamento social?

É por conta desse cenário que a maioria das empresas mundiais estão substituindo o papel pela assinatura eletrônica.

Hoje você vai aprender como implementa essa tecnologia.

O que é assinatura eletrônica?

Assinatura eletrônica é uma forma simples e segura de assinar online um documento, com validade jurídica, sem a necessidade de certificado digital.

É semelhante à assinatura no papel, porém feita em meio eletrônico. Para ter valor legal, a assinatura precisa atender alguns critérios em conformidade com a legislação:

· Integridade: garantia de que o documento não foi (e não pode ser) adulterado ou fraudado;

· Autenticidade: identificação do autor da assinatura, por meio do uso de uma chave privada (exclusiva do seu proprietário), que garante a autoria da assinatura;

· Registro da assinatura: quando foi feita e como foi feita.

E como funciona a assinatura digital?

Em primeiro lugar, é preciso não confundir assinatura digital com assinatura digitalizada. Essa última (a digitalizada) é apenas a reprodução da imagem da assinatura à caneta em um scanner, sem qualquer tipo de codificação que acompanhe tal cópia para atestar sua autenticidade. Justamente por isso, essa forma de reprodução não apresenta validade no campo jurídico.

Ao assinar documento digitalmente, por outro lado, você substitui caneta e papel por um documento eletrônico que contém os registros da “identidade virtual” de seu proprietário e que é inviolável, com isso ele mantém a mesma validade jurídica de que um papel assinado à caneta.

No caso de uma assinatura digital, trata-se de uma função matemática aplicada sobre os dados de entrada (mensagem de texto, contrato virtual etc.), o que se faz mediante a geração de informações da chave privada.

Como assinar um documento eletronicamente?

Para usufruir dos benefícios da assinatura eletrônica, será preciso, primeiramente, trazer uma plataforma especializada para sua dinâmica de trabalho, conte com a Go Contratos.

Uma vez que você tenha feito o login na plataforma, basta seguir os seguintes passos:

1 - Traga o documento para a plataforma

Faça o upload do documento. Ele pode ser no formato word ou PDF.

2 - Indique quem deve assinar

Adicione os e-mails de todos os signatários do seu documento.

3 – Pronto! Fácil e rápido.

Por que a assinatura eletrônica é versátil?

Quando um tipo de assinatura evolui, todos os outros acompanham essa modernização. Apesar Quando falamos em benefícios, a assinatura eletrônica contempla questões importantes como:

· Sustentabilidade: não será necessário imprimir cada contrato, formulário, relatório, entre outros;

· Agilidade: é muito mais rápido recolher assinaturas digitais do que assinaturas de próprio punho;

· Segurança: as barreiras tecnológicas e a criptografia afastam riscos de fraudes e de acessos indevidos;

· Mobilidade: acesso aos documentos em qualquer lugar com qualquer dispositivo com acesso a internet.

·Redução de custo: Com a implementação da tecnologia e de suas praticidades, e o uso da assinatura eletrônica, você não precisará mais se preocupar com armazenamento de papéis.

· Sustentabilidade: Com a adoção da assinatura eletrônica, você diminuiu drasticamente o consumo desse material, além de muitos outros relacionados (tonner e tinta de impressão, por exemplo). É importante pensar na facilidade que a assinatura eletrônica e assinatura digital propiciam ao seu negócio, mas se isso puder ser alinhado ao impacto ambiental que você causa, melhor ainda. O meio ambiente certamente agradece!

· Diminuição da burocracia: Com o uso da assinatura eletrônica, você consegue enxugar esse processo, deixando-o muito mais simples e rápido. Isso porque documentos digitais chegam aos seus destinos com muito mais facilidade, o que corta o tempo de transporte. Como a assinatura é eletrônica, você pode fazer isso de qualquer lugar, basta ter acesso a uma solução que viabilize sua assinatura, como a Go Contratos.

· Maior segurança: Aquela história de precisar de um documento, solicitar por e-mail e receber a resposta que o documento foi extraviado e não foi encontrado, acabou. Com o uso de documentos digitais e assinatura eletrônica, além da agilidade na execução do processo, a busca posterior pela informação fica muito mais fácil.

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