Tendências para o mundo jurídico em 2020




1 - Digitalização

Com o aumento exponencial da quantidade de informação, armazenar papel, documentos, recibos ou comprovantes torna-se cada dia mais caro e não-prático. Com isso, a tendência é que qualquer conteúdo seja acessado digitalmente de maneira local ou através de plataformas.

Adicionalmente, conteúdos digitais passam cada vez mais a ter valor jurídico, dispensando os portadores de certos documentos de armazenar os originais físicos em muitos casos.


2 - Novas competências

Excelência no conhecimento jurídico nunca vai deixar de ser a grande habilidade cobrada nos departamentos jurídicos, porém, o que irá diferenciar profissionais com conhecimentos semelhantes, serão habilidades e competências apenas recentemente reconhecidas e cobradas pelo mercado, como facilidade em usar recursos tecnológicos como aplicativos, ferramentas de comunicação e redes sociais no ambiente corporativo.

Outra necessidade é conhecer e entender do modelo de negócio no qual se está inserido, como a empresa lucra, quais são os riscos da operação e como a empresa atua no mercado é essencial para que o profissional jurídico agregue valor à compania em que trabalha.


3 - Adequação às novas leis

Nos últimos 2 anos, o país vem passando por diversas mudanças nas leis, mudanças estas, em áreas nas quais as leis vigentes, até então, já perduravam por vários anos. Tendo em vista tantas alterações em tão pouco tempo, muito daquilo que estávamos habituados, hoje já sofreu alguma alteração, exigindo do profissional, uma atualização.


4 - Internacionalização

Devido a internacionalização dos investimentos e o fenômeno da globalização, hoje é muito comum empresas de menores porte ou investidores virem ao Brasil ou o contrário, empresas brasileiras atrás de mercado consumidor pelo mundo. O impacto direto disso é como as empresas devem se comportar juridicamente em cada local, devido a culturas diferentes em cada país, o ambiente jurídico pode ser muito arriscado para a empresa, mesmo em locais com alto potencial, principalmente no que se refere a proteção do consumidor e na proteção dos direitos de marca. Podendo em cada caso, apresentar mais ou menos riscos estruturais às empresas. E tanto empresas quanto profissionais devem estar cientes disso.

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